Barra da Tijuca
 +55 (21) 2025-1973 / 2236-4987

Recreio dos Bandeirantes
 +55 (21) 2437-6432 / 3091-8998


Serviços

Especialidades Médicas:

  • Pneumologia
  • Otorrinolaringologia
  • Fisioterapia Respiratória

  

Home Care

Home care é um serviço no qual o paciente recebe cuidados de uma equipe multiprofissional de saúde na sua casa, perto do apoio e carinho da família.

O Home care atende a pacientes clinicamente estáveis, em níveis diversos de complexidade, fornecendo todos os recursos necessários e uma equipe altamente especializada.

"Além do médico que o acompanha, o paciente é atendido por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e, dependendo do caso, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos."

Na eventual necessidade de remoção para o hospital, mantém uma equipe de plantão 24 horas por dia e toda a estrutura de serviços de ambulância.

  

Broncoscopia

O exame de endoscopia respiratória (broncofibroscopia) possui objetivos diagnósticos e terapêuticos. Com ele, é possível visualizar “por dentro” os dois lados do pulmão, órgão vital respiratório, traquéia, cordas vocais, laringe. Pode ser realizado sob anestesia geral ou local (com ou sem sedação). O aparelho possui um conjunto de frágeis e finas fibras óticas que permitem a visualização do interior da via respiratória até um limite anatômico. A introdução é feita por uma das narinas anestesiadas e em condições específicas, por via oral.

PREPARO DA BRONCOSCOPIA

Orientações adicionais seguem abaixo:

  • O paciente deve vir com acompanhante que tenha mais de 18 anos e pelo menos com 8h de jejum (líquidos inclusive).
  • Trazer exames de imagem recentes (Tomografia, Rx, Ressonância de tórax).
  • Trazer o termo de consentimento preenchido e assinado, fornecido com estas orientações.
  • As medicações anti-hipertensivas devem ser tomadas normalmente, com pouca água se o horário for pela manhã(“um gole” pequeno ).
  • Avisar com antecedência (mínimo de 10 dias) se faz uso de anticoagulantes ou antiplaquetários, para se avaliar a suspensão dos mesmos ou necessidade de exames. Na possibilidade de biópsia solicitada pelo médico, trazer hemograma completo.

De acordo com o procedimento, após seu término, é freqüente ocorrer tosse, expectoração com sangue por alguns dias e eventualmente, ser necessário realizar nebulização ou Rx.

Dúvidas adicionais devem ser esclarecidas com o médico executante.

  

Polissonografia

Polissonografia é um exame que faz o registro completo da atividade elétrica cerebral, da respiração e de sinais indicativos de relaxamento muscular, movimentos oculares, oxigenação sanguínea, batimento cardíaco, conforme o objetivo do estudo do sono. A Polissonografia é indicada para diagnóstico de diversos distúrbios do sono, incluindo Apnéias e Roncos. Assim, é útil para o diagnóstico de insônia e dos distúrbios respiratórios do sono, sonambulismo, terror noturno, ranger de dentes (bruxismo), fibromialgia e outros.
QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DA POLISSONOGRAFIA?

A polissonografia é útil na investigação, no tratamento e no seguimento de pacientes com distúrbios do sono. As principais indicações de polissonografia são:

1-Sonolência Diurna Excessiva (Narcolepsia, Hipersonias Idiopática ou Recorrente, etc);

2-Distúrbios respiratórios durante o sono (Roncos, Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, Síndrome de Aumento de Resistência das Vias Aéres Superiores, etc);

3-Instalação de CPAP(tratamento dos disturbios respiratórios do sono);

4-Controle pós-tratamento (cirurgia, sonoplastia, aparelhos bucais ortodônticos, etc) de Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono;

5-Distúrbios do ritmo cardíaco que ocorrem durante o sono;

6-Distúrbios de comportamento que ocorrem durante o sono (Sonambulismo, Distúrbio de Comportamento do Sono REM, Epilepsias, etc);

7-Síndrome de Pernas Inquietas e Movimentos Periódicos dos Membros;

8-Insônia. Em alguns casos a indicação é absoluta, e em outros é relativa.

PREPARO DO EXAME:

1. Lavar a cabeça com shampoo neutro ou sabão de coco no período da manhã (não usar creme, condicionador, gel ou óleo) .Na hora do Exame o cabelo tem que estar seco.

2. Barbear se (somente para paciente que não usem barba normalmente).

3. Trazer roupa bem confortável para dormir, nada apertado e sem elásticos nos punhos e tornozelos.

4. Trazer objetos de higiene pessoal.

5. Manter medicação indicada pelo seu médico.

6. Evitar no dia do exame: café, refrigerante que contém cafeína.

7. Não ingerir bebida alcoólica no dia do exame.

8. Alimentação normal (vir bem alimentado).

9. Se preferir, pode trazer o travesseiro.


  

Prova de função respiratória

Espirometria é um exame habitualmente utilizado na investigação e acompanhamento de diversas doenças pulmonares. Este exame consiste na realização de medidas de fluxos e volumes pulmonares que são obtidos quando o paciente faz movimentos de inspiração (puxa o ar para dentro) e expiração (solta o ar) forçadas. Os "sopros" dados pelo paciente são interpretados pelo aparelho, que os transforma em valores numéricos e em gráficos, muito importantes para o médico avaliar a capacidade pulmonar de uma pessoa, e verificar se esta não apresenta sintomas ou se é portadora de alguma doença pulmonar.

Os resultados obtidos são avaliados por um médico (pneumologista com experiência em fisiologia e fisiopatologia pulmonar) e podem revelar a causa de uma doença pulmonar e sua gravidade.

INDICAÇÃO DA PROVA DE FUNÇÃO RESPIRATÓRIA

Para que tipo de paciente é indicada a espirometria?

Pacientes com enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma brônquica, e outras doenças pulmonares crônicas (doenças intersticiais) devem realizar o exame não só para confirmação de seu diagnóstico, como também para acompanhamento da sua função respiratória e das mudanças ocorridas com a introdução de novos medicamentos ou alteração em suas doses.

Muitas vezes clínicos e especialistas solicitam o exame para investigar a causa da falta de ar em seus pacientes.

Em pacientes a serem submetidos a cirurgias (em especial nos que possuem doença pulmonar ou mesmo pacientes sem enfermidades respiratórias, mas que se submeterão a cirurgias). A avaliação da função pulmonar pré-operatória pode ajudar a prever o risco de complicações pulmonares após a cirurgia. Fumantes crônicos, mesmo sem sintomas, devem realizar regularmente esse exame. No entanto, a detecção de doença pulmonar em indivíduos assintomáticos pode ser fator determinante para sua conscientização e conseqüente interrupção do hábito de fumar.


Barra da Tijuca
Av. das Américas 700
Bl. 08 / Loja 319G
Città América
Rio de Janeiro, RJ
Brasil

 +55 (21) 2025-1973
 +55 (21) 2236-4987
 Entrar em Contato

Recreio dos Bandeirantes
Rua Jorge Yunes, 519
Rio de Janeiro, RJ
Brasil

 +55 (21) 2437-6432
 +55 (21) 3091-8998
 Entrar em Contato